Está chegando o dia 31 de outubro e, com ele, uma comemoração que se tornou conhecida em todo o mundo: o Halloween, ou Dia das Bruxas. Independentemente da origem cultural, todos já viram ou ouviram falar da noite em que as crianças do Hemisfério Norte saem pelas ruas fantasiadas de monstros, bruxos e fantasmas, pedindo doces de porta em porta.
Mas, para além das brincadeiras, o Halloween (do escocês "Hallo-Hellu", ou do inglês hallow evening, “noite sagrada”) se origina em uma importante data das culturas antigas, especialmente entre os celtas. Faz parte das festividades que acompanham as estações do ano, regendo as épocas de plantio, crescimento e colheita dos alimentos. No Hemisfério Norte, coincide com o período em que as noites ficam mais longas e os países se preparam para atravessar o inverno. Na noite do Halloween, acreditava-se que véu entre os mundos dos vivos e dos mortos poderia ser atravessado – e os espíritos voltavam para visitar seus antigos lares.
Com o passar dos séculos, a data foi se transformando e adquirindo novos elementos culturais. No Hemisfério Sul, a Roda do Ano também gira e nos traz estações opostas às do Hemisfério Norte: a Primavera vai nos brindando com as cores do despertar da Natureza. Esta época corresponde à festa de Beltane, em que se celebra a fertilidade e da nova vida após o inverno.
Nos próximos dias, vamos contar mais sobre essas duas datas – e trazer também dicas de como celebrar aquela com a qual você, nesse momento, mais se identificar!
www.florestadasbrumas.com.br |
(Na imagem, pintura da Roda do Ano em Museu da Cornualha, Inglaterra, Reino Unido)
Texto preparado com todo carinho por nossa Taróloga Diana.
Entre em contato conosco e agende sua leitura.
Email:contato@florestadasbrumas.com.br
Skype:florestadasbrumas
whatsApp:(11) 95555-7047
Fone: (11) 2339-4317
Nenhum comentário:
Postar um comentário